Sabe-se que durante a gravidez, a gestante sofre alterações e adaptações anatômicas e fisiológicas. Desconfortos respiratórios, salivação, alterações gastrointestinais e mudança na cor da pele são algumas das várias mudanças. Já nas alterações físicas, bom lembrar do aumento do útero e das mamas. Estas modificações provocam afrouxamento dos ligamentos, lordose exagerada, encurtamento dos músculos lombares e peitorais, hipertrofia cardíaca leve e aumento do pulso em 10 a 15 batimentos por minuto.

 

Diante disso, a prática de exercício físico por parte das gestantes tem se tornado cada vez mais crescente. Estudos do American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), afirmam que a prática de exercícios durante a gravidez, promovem benefícios à saúde, impactando o RESTO DA VIDA da gestante. Portanto, TODAS as mulheres grávidas sem contraindicação para a prática do exercício físico, devem ser estimuladas a se exercitarem por TODA a gestação.

 

Tais benefícios podem ser divididos em biológicos e psicossociais. Dos benefícios biológicos, destacam-se a prevenção do parto prematuro, facilitação do parto, controle de peso, independência de realizar as atividades do dia a dia e fortalecimento lombar. Este último minimizando os efeitos da hiperlordose. Já os benefícios psicossociais estão conectados ao comportamento e sensações da gestante, por exemplo a ansiedade e o estresse.

 

Porém, algumas situações privam completamente a mulher dos exercícios resistidos. Insuficiência cardíaca congestiva, embolia pulmonar recente, risco de parto prematuro, sangramento uterino, suspeita de estresse fetal e gestante sem acompanhamento pré-natal são algumas das circunstâncias.

 

Por último e não menos importante, um estudo de 2009 com 160 gestantes, no qual 80 realizaram treino de resistência muscular leve e três vezes por semana durante o segundo e o terceiro trimestres da gestação. O resultado não revelou diferença em relação ao peso do RN, porém mostrou que aquelas gestantes que participaram do treino de fortalecimento muscular tiveram menor ganho de peso gestacional.

DOI 10.1038ijo.2009.150

 

Não perca tempo e venha conhecer o novo conceito em academia, onde você vai se sentir bem, se divertir e ficar saudável ao mesmo tempo!

 

Esperamos por você!