De acordo com estudos clínicos, as vacinas parecem mais eficazes se forem administradas após um plano de atividade física.

 

Uma pessoa que é ativa fisicamente tem 50% mais probabilidade de ter uma contagem de anticorpos mais alta após a vacina do que aquelas que não praticam exercícios físicos regularmente.

 

Conforme já visto em outros estudos, em relação a campanhas de vacinação contra a gripe, pessoas fisicamente ativas vacinadas tiveram uma produção de anticorpos mais eficaz após a aplicação de determinada vacina.

 

O exercício físico também minimiza o risco de doenças endócrinas, que diminuem a resposta vacinal. Isso porque diversas condições endocrinológicas, como obesidade e diabetes, podem ser consideradas como estados de imunossupressão. Ou seja, situações nas quais o nosso sistema de defesa não funciona tão bem quando deveria.

 

Sendo assim, o exercício físico regular, ao longo da vida da pessoa funciona como uma ferramenta de prevenção, melhorando doenças como obesidade e resistência insulínica, levando à melhora da inflamação sistêmica e, assim, com uma menor inflamação sistêmica, o organismo pode ter uma resposta imune mais eficaz.

 

Vem para Live e conheça o nosso espaço que foi criado especialmente para você desenvolver a sua melhor versão!⁠